Castelo de Karlštejn

WP Google Maps Error

In order for your map to display, please make sure you insert your Google Maps JavaScript API key in the Maps->Settings->Advanced tab.

Karlštejn castelo (3)
Vista do castelo Karlštejn a partir da cidade.

Já faz algum tempo que visitei Karlštejn. De fato, o visitei com a Rafa em 2010, quando após alguns dias em Praga, resolvemos conhecer um pouco do interior da República Tcheca e, é claro, seus magníficos castelos.Castelo na republica Tcheca

O castelo fica a apenas 30km de Praga e a região ao redor é linda, com exuberantes florestas e pequenos vales que sempre escondem uma surpresa.

Karlštejn fica no topo de uma colina entre cinco outras menores e sua arquitetura, assim como história, é bastante interessante.

72 Friedrich Schmidt, Josef Mocker, navrh prestavby hradu Karlstejn, 1886

O castelo foi construído pelo Imperador do Sacro império Romano Germânico Carlos IV, que também era o Conde de Luxemburgo (sim, Luxemburgo já dominou uma boa parte da Europa) e Rei da Boêmia, com o objetivo de guardar nele as jóias da Coroa e seus mais valiosos tesouros, assim como proteger uma importante via comercial.

Tesouro Real Castelo de Karlstejn
As jóias da coroa ficaram guardadas em Karlstejn por mais de 200 anos.

Devido à tal importância, o castelo contou com a direta participação do imperador na definição dos detalhes em sua construção, que durou nove anos, tendo ficado pronto em 1355. Além de guardar o tesouro real e proteger a região, tornou-se um dos preferidos do imperador, que lá passava um bom tempo, e acabou por tornar-se efetivamente a sede do governo.

Vista do castelo de Karlštejn foto por sgiborn_134 - CC BY-ND 2.0

Vista do castelo de Karlštejn foto por sgiborn_134 – CC BY-ND 2.0

O castelo em si possui três edifícios principais. O Palácio Real, a torre Mariana (Mariánská věž, uma torre menor com capelas) e a Grande torre, onde se guardava o tesouro real, cada qual em uma elevação diferente na colina para facilitar a defesa e denotar seu grau de importância.

A torre de menagem ou grande torre (Velká věž) com 60 metros de altura e muros de seis metros de espessura, fica no ponto mais alto e é onde se encontra o principal ponto do castelo, a capela da Santa Cruz, guardada por quatro portas com nove fechaduras, e na qual eram guardadas as jóias reais e as relíquias sagradas do imperador.


Guerras e cercos:

A Grande Torre desempenhou bem o papel de último ponto de defesa do castelo, quando em um dos muitos cercos ao local, foi a única parte a não cair nas mãos inimigas, tendo saído vitoriosa após um cerco de sete meses durante as guerras Hussitas (https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerras_Hussitas) em 1422.

Durante este mesmo sítio ao castelo, os Hussitas se utilizaram de ataques biológicos, quando catapultaram para dentro das muralhas corpos em decomposição, assim como toneladas de excrementos com o objetivo de causar enfermidades entres os defensores.

A estratégia funcionou e muitos dos defensores adoeceram. Porém, ainda assim, a Grande Torre resistiu a este e muitos outros sítios nos séculos seguintes.

Hoje a Grande Torre possui uma rica exposição com réplicas dos tesouros reais, assim como interessantes relíquias sagradas do período, como uma cabeça de crocodilo, que se acreditava ser a do dragão morto por São Jorge.


  • Entre a Grande torre e o palácio fica a Torre de Mariana ou torre da igreja com diversas capelas.
  • O palácio fica no andar mais baixo da estrutura e é dividido em vários andares com funções distintas.
  • O primeiro andar era destinado aos cavalheiros que viajavam com o imperador, e nele ainda é possível ver os seus dormitórios e local onde guardavam suas armas. Esta sala é decorada também com os escudos das famílias nobres.
  • O segundo andar era destinado ao apartamento privado do imperador, com seu quarto, um escritório e a capela torre de São Nicolau, assim como uma ponte ligando até a torre Mariana.
  • O terceiro andar era destinado à imperatriz e sua comitiva do sexo feminino.

Capela da Cruz divina


Um dos pontos mais fracos do castelo está no fornecimento de água. Tendo sido construído no alto de uma colina sem acesso direto a um rio, foi necessário construir um poço no castelo.

Logo no início das obras, foram trazidos mineradores e cavaram mais de 70m sem achar traços de água, mesmo já estando baixo do nível do rio Berounka, que passa nas colinas abaixo.

A solução foi utilizar este poço como reservatório, e um canal fora construído para trazer água de uma fonte próxima. Mesmo assim, o castelo só teria água potável para alguns messe de sítio e por isso, este problema era mantido em segredo. Conta-se que somente o imperador e o responsável por operar o “poço” sabiam desta fraqueza já que de acordo com essa lenda, todos os que trabalharam na construção deste canal teriam sido mortos a fim de manter-se o sigilo.

Karlštejn castelos (2)


Mulheres não seriam permitidas na Grande Torre.

Existe uma lenda de que não seria permitido a mulheres entrarem na Grande Torre, já que nelas existiam relíquias sagradas.  Na verdade, o que se sabe é que o imperador proibiu que qualquer homem se deitasse com uma mulher na Grande Torre, ainda que essa fosse sua legítima esposa, devido à Capela da Santa cruz.

De qualquer forma, tal era o respeito do imperador Carlos IV, que este somente adentrava a capela descalço, em sinal de humildade.

Em 1648, o castelo foi finalmente tomado por tropas inimigas. Neste caso, foram os suecos que, após tomarem o castelo, o deixaram extremamente danificado e assim permaneceu até o fim do século XIX, quando um grande reparo em estilo neogótico foi feito.

Desde então, o castelo tem se mantido em perfeito estado.

E para fechar, uma dica de gula para adoçar a visita: Na saída do castelo em direção à cidade, há barraquinhas de venda do tradicional Trdelník, um doce que consiste em uma massa assada em um rolo, polvilhada com açúcar e canela. Não sei se é típico somente da República Tcheca, ou se lá tem suas origens, pois já vi o mesmo o doce à venda em algumas cidades próximos ao rio Reno, na Alemanha. Mas fato é que em Praga, o Trdelník é muito comum, e não pode deixar de ser apreciado.

Trdelnik_Praha
Trdelnik (Foto: Wikipedia)

Como chegar:

É possível ir direto da estação central de Praga (Praha Hlavni Nadrazi) para a cidade de Karlsteijn, que fica logo abaixo do castelo (e foi fundada junto com a sua construção). O trajeto dura 40 min e o ticket custa em torno de 480 CZK por pessoa, ida e volta (cerca de 18 €).

Caso deseje ir de carro, existe um estacionamento pago também na base da colina que leva ao castelo.

Visita:

O passeio pelas áreas do primeiro pátio é livre, porém para entrar no castelo e suas torres você terá que fazer um passeio guiado.

Existem três opções de passeios guiados com durações variadas entre 40 min  e 1:40h pelas diferentes áreas do castelo.

O passeio básico pelo castelo, em inglês, leva 55 min e custa 240 CZK por adulto.

O passeio mais longo leva 1:40h e te leva para conhecer todos os aposentos da Grande Torre, incluindo a capela da Santa cruz, assim como a torre Mariana. Mas atenção: este passeio tem que ser reservado com antecedência, já que é um passeio privado!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *